Shimbashira_2008.04

Encerradas todas as edições do Curso para Sucessores do Caminho

Palavras do Shimbashira (resumo)

O objetivo do Curso é para que todos aqueles que vieram sucedendo este caminho deixado pela Oyassama, possam compreender os ensinamentos, crer na trajetória de Nossa-Mãe e refletir sobre a conduta atual no dia-a-dia para assim avançar mais um passo.

A fé consiste em acreditar nos ensinamentos, e, para nós, significa não duvidar dos ensinamentos deixados por Oyassama. Ao crer sem restrições colocando-a em prática, a compreensão será ainda mais profunda. Isso não é algo para se compreender somente na teoria, mas sim deparando com inúmeras situações inexplicáveis.

Todos os seres humanos, sem nenhuma exceção, recebem a vida através da união dos pais. Mesmo havendo diferenças no desenvolvimento de cada um, todos receberam o amor dos pais. Ainda, os pais, seus antepassados, em alguma geração, foram atraídos por Oyassama acreditando em suas palavras e vieram trilhando este Caminho até os dias atuais. Creio que todos os senhores também foram atraídos por Oyassama.

Cada um dos senhores possui uma história dentro desta fé. Entretanto, muitos não tiveram a oportunidade presenciar o porquê da primeira geração ter ingressado na fé. Se a fé veio de gerações, é porque o espírito em retribuir com gratidão pela salvação concebida existe, portanto, creio ser necessário acreditar que está sendo vivificado até os dias atuais. Ainda, além do dever de saber a razão do ingresso nesta fé, é preciso saber também qual foi a determinação espiritual feita naquela ocasião, de que forma colocaram-na em prática e questionar sobre como esse espírito anda atualmente. Tudo isso é muito importante para a evolução espiritual de todos os senhores. A razão do ingresso nesta fé, ou seja, o encontro com Oyassama, com que pensamento as pessoas receberam a orientação divina através de que doenças ou problemas variados, de que forma ou quais palavras foram ministradas. Muitas dessas pessoas ingressaram nesta fé porque provavelmente já estavam desacreditadas pelos médicos, seja o que for, mas acreditaram nas palavras de Oyassama e de que ela não abandonaria qualquer um salvando a todos. E foi com esse sentimento de quererem receber a graça foram ao seu encontro, escutaram a verdade dos ensinamentos, compreenderam e o colocaram-na em prática.

Essas pessoas, com o sentimento de retribuir a graça concedida transmitiram os ensinamentos de Oyassama às pessoas a volta e conseqüentemente aumentando o número de fiéis. A ampliação deste Caminho, e, a razão deste Caminho estar crescendo com certeza é devido a compaixão de Oyassama.

São vários os caminhos para receber a compaixão de Oyassama, mas os mais importantes são o Serviço, otsutome; Divulgação, nioigake e Salvação, otasuke.

Como pouco citei há poucos instantes, muitos dos senhores estão neste Caminho porque receberam a graça após passar com seriedade os ensinamentos de Oyassama, e por esta razão estão participando deste curso. Deixo especial pedido a todos os senhores que pesquisem o histórico da fé em seus lares e reflitam o presente.

Há três formas de retribuir com gratidão sobre a graça concebida que é a divulgação, nioigake; salvação, otasuke e o Serviço, otsutome. Gostaria de falar um pouco sobre a divulgação e salvação.

Muitos pensam que a divulgação e salvação só devem ser praticadas por pessoas que se dedicam ao Caminho, ou seja, é o trabalho daqueles que só vivem disso. Eu não concordo com essa teoria.

O significado do nioigake é espargir a fragrância. Ao sentir um delicioso cheiro de comida sabe se que bem próximo dali há um restaurante ou algo parecido. É a mesma coisa quando se percebe o perigo com um vazamento de gás por causa do cheiro. Ou seja, significa o aviso de algo, o recebimento desse aviso e o conhecimento do aviso.

Portanto, quando alguém quiser saber sobre os ensinamentos da Tenrikyo, e puder presenciar de uma pessoa próxima seu pensamento e suas ações, assim tirará conclusões positivas quanto a religião e isso sim seria realmente o ideal.

Creio que a palavra nioigake é uma palavra própria da Tenrikyo e o seu mais profundo significado é incorporar dentro de si os ensinamentos de Oyassama havendo a necessidade de agir e pensar em conformidade. Partindo desse significado, a divulgação deste Caminho é algo contínuo e eterno não havendo o momento certo para iniciar e nem aposentar. Poderá viver com este espírito único repleto de alegria e animação pela vida toda.

Já a salvação é ajudar as pessoas que estão passando por dificuldades a receber a compaixão de Oyassama. Se possuir o dom do Sazuke, ministre-o. Ainda, quem não possuir o dom do Sazuke, escute até o fim o problema dessa pessoa e ensine-lhe que há maneiras de sair desse problema não se esquecendo de sempre se colocar no lugar dela. Com certeza o espírito dessa pessoa se iluminará.

Independente de sua posição, como estamos convivendo com inúmeras pessoas é natural surgirem problemas. Algumas conseguem se livrar desses problemas com facilidade, outras não, isso vai depender do caráter de cada uma, mas a sinceridade de querer ajudá-la é a base da Salvação.

Falando desta forma, provavelmente dentre os senhores haverá aqueles que pensem: será que sou competente pra fazer a divulgação, acho impossível salvar as pessoas, ou ainda, tenho medo de ministrar o Sazuke. No entanto, não creio ser necessário acharem a prática da divulgação e salvação ser um peso em suas vidas. O principal ponto é, se não receber o trabalho de Oyassama você mesmo irá perder a graça que provavelmente estará recebendo.

É por esta razão que não poderá duvidar da verdade de que Oyassama nos acompanha e também possuir a postura de estar sempre estudando com todas as coisas que acontecem ao nosso redor, pois são explanações de Oyassama. Tudo que estiver passando se transformarão em sementes. Acredito que seja a intenção de Oyassama em nos direcionar experiências e vivências para a ampliação do caminho da vida plena de alegria e felicidade. Tenham sempre no coração que a base da fé é acreditar e colocá-la em prática.

O caminho é como uma rua. A rua foi feita para carros e pessoas transitarem até o local desejado de forma conveniente. Há estradas que ao passarem no meio da montanha podemos correr o risco de dar de encontro com animais selvagens. De qualquer forma, se quer chegar ao local desejado, será o caminho que terá de percorrer.

Portanto, trilhar o Caminho de nossa fé é acreditar em Oyassama, deixar ser guiado e caminhar conforme o modelo de vida deixado especialmente por ela. Se caminharmos desta forma será um passo para desfrutar, ampliar e construir o tão desejado mundo da vida plena de alegria e felicidade, principal desejo de Deus-Parens.

Para finalizar, todos os senhores que participaram deste curso puderam ouvir as palestras, debater e adquirir inúmeras informações. Peço que não deixem passar somente como a obtenção de um conhecimento e coloquem-na em prática. Caminhem pelos passos deixados por Oyassama rumo a vida plena de alegria sem se preciptar ou desistir e de maneira correta. Primeiramente você deve se esforçar diariamente para que consiga ter uma vida de alegria e felicidade. Orando para que isso se realize, encerro minhas palavras.

(do Jornal Tenri jihou, 20 de abril de 2008, página 1)