Textos originais

Textos Originais

A Escritura Divina (Ofudessaki); os Hinos Sagrados (Mikagura-uta); e as Indicações Divinas (Ossashizu), são denominados como "Os Três Textos Originais". São exemplares que contêm as revelações e os ensinamentos transmitidos diretamente de Deus Parens. O ensinamento da fé se baseia nesses textos.


A Escritura Divina foi escrita por Oyassama que, pessoalmente tomou o pincel e deixou registradas as palavras divinas. Compreende em 1711 versos divididos em 17 partes. Relata em formas genéricas a respeito do ensinamento, principalmente o seu desejo pela realização do Serviço.


Os Hinos Sagrados também foram transmitidos diretamente por Oyassama na forma de música. Consiste em 5 partes: entre as partes I e III pertencem ao Serviço do Kagura; e as demais partes pertencem ao Serviço das Mãos (a parte IV compreende os Oito Versos do Yorozuyo; e a parte V, dos Hinos I ao XII). Os hinos são acompanhados por movimentos das mãos e praticados regularmente, por esse motivo podemos considerar que este texto possui uma relação mais íntima com os fiéis.


Indicações Divinas (Ossashizu)

As Indicações Divinas são transcrições coletadas através dos ensinamentos transmitidos verbalmente por Deus Parens através de Oyassama e Honseki. Estas indicações são divididas em dois grupos: "Indicações do tempo oportuno" e "Indicações por consulta". As do "tempo oportuno" são aquelas que foram transmitidas por Deus em ocasiões apropriadas para revelar as suas intenções. Enquanto as "por consulta" são respostas das consultas feitas diretamente pelos fiéis.


Publicações Oficiais


A Doutrina de Tenrikyo, publicada em 1949 (do orginal em japonês), é uma publicação oficial da Sede da Igreja baseando-se nos "Três Textos Originais". Torna-se uma guia e a base para a compreensão dos ensinamentos sem equívocos oferecendo pontos de referência para a fé dos fiéis. Compreende em dez capítulos, divididos em duas partes. A primeira parte explica a respeito do ensinamento, enquanto a segunda parte descreve a forma de praticá-los na vida diária.


A Vida de Oyassama - A Minuta, é a única biografia autorizada da Sra. Miki Nakayama, fundadora da Tenrikyo. Foi publicada pela Sede da Igreja em 1956 (do original em japonês), baseando-se na Escritura Divina (Ofudessaki) e evidências históricas. Serve como guia para compreendermos e praticarmos a Vida-Modelo de Oyassama.


A Vida de Oyassama - A Minuta foi publicada com a intenção de esclarecer a sua posição como Sacrário de Deus, enquanto os Episódios a Vida de Oyassama contêm 200 histórias que nos auxiliam numa forma mais íntima, tornando-se um guia de seu profundo amor parental. Foi publicado em 1976 (do original em japonês) pela Sede da Igreja.