Tyotyo_1999.10

Palestra do Primaz da Grande Cerimônia de Outubro de 1999

Os meus sinceros agradecimentos a todos os senhores que vieram de várias localidades para participarem da Grande Festa de Outubro.

Há instantes, os servidores do Serviço, juntamente com os senhores, realizaram animadamente o Serviço Sagrado e creio que Deus-Parens e Oyassama estão muito felizes, bem como também os antepassados.

Agradeço a todos que no dia a dia, cada um sua posição, estão se esforçando nos trabalhos da dedicação única à salvação.

Gostaria da atenção dos senhores para poder realizar a palestra do dia de hoje.

Relativo a Instrução nº 1

No dia 25 de outubro passado, na ocasião da Festa de Sucessão do 4° Shimbashira, tivemos o pronunciamento da Instrução n° 1 e, desde então, já se passou um ano. Espero que os senhores estejam lendo freqüentemente a Instrução, pois no Dendotyo, após o Serviço da manhã e da noite, todos os dias, a Instrução é lida em japonês e em português, respectivamente. Lendo diariamente, após quase um ano, já se chega ao ponto de decorar quase todo o texto, mas se pensar na sua prática, ainda está muito longe do ideal e é um aspecto que me leva a fazer uma grande reflexão.

Para a compreensão geral do significado da Instrução, na Grande Festa de Janeiro do Dendotyo deste ano, recebemos a visita doutrinária da Sede da Igreja e logo após, houve as visitas de doutrinação a todas as igrejas e casas de divulgação ligadas ao Dendotyo, levando o conteúdo da Instrução através de palestras tanto em japonês como em português.

Ainda, a partir do próximo mês, em todas as regionais do Brasil, em 24 localidades, recebendo a visita doutrinária da Sede da Igreja, serão realizados os Cursos Regionais de Incentivo ao Yoboku. Recebendo o amor parental da Sede, em várias localidades do mundo onde o Caminho está se expandindo, haverá o envio dos mestres da Sede e, no Brasil, também, desejo que todos os yobokus, procurem o local mais perto de sua casa, para participarem deste curso. Este curso visa receber a razão desta época oportuna, direcionando o espírito para o desejo do Shimbashira, e seguir firmes pelo caminho desta fé.

Assim, no dia de hoje, desejo falar um pouco mais sobre esta Instrução, refletindo com o momento atual do Caminho que estamos passando.

Primeiramente, na Instrução foi ensinado a todas as pessoas do mundo a respeito do Parens original e que o seu desejo de criar o mundo e a humanidade está na realização da vida plena de alegria e felicidade. Transmitir este ensinamento às pessoas do mundo todo que ainda não o conhecem é o primeiro dever de quem segue esta fé.

Os yobokus e fiéis que seguem este caminho devem em primeiro lugar fazer a divulgação e a salvação perto do local onde vivem. Agindo deste modo, estará correspondendo ao desejo de Deus-Parens que é a salvação do mundo.

Relativo a situação atual do mundo

Então, sobre a atual situação do mundo, na Instrução está explicado o seguinte: "No mundo, os conflitos não cessam ainda, as ambições insaciáveis ameaçam o meio ambiente, que é a fonte da vida, e podem cessar o futuro da humanidade. As pessoas estão sendo arrastadas pelo pensamento de 'se ao menos eu estiver bem, se ao menos estiver bem agora', e enfraquecendo o vínculo entre marido e mulher e entre os pais e os filhos, abalam os alicerces da sociedade. De fato, não há época que esteja precisando tanto de um ponto de apoio seguro como hoje”.

Observando o mundo atual, mesmo depois da guerra fria entre os Estados Unidos e a União Soviética, neste ano tivemos a guerra na Iugoslávia, na região de Kosovo, na Indonésia tivemos a guerra para independência no Timor Leste, e em muitos outros locais tivemos vários conflitos e guerras. Pesquisando as regiões onde ainda existem os conflitos nos dias atuais, na região do Leste Europeu a começar da Palestina temos 5 locais em conflitos, na região da África, com o conflito no Congo, 9 locais, na região da Ásia, com a guerra de Kashimira envolvendo a Índia e o Paquistão , 10 locais, na antiga União Soviética, temos a guerra de Kosovo além de mais 6 locais, além disso, com o conflito na divisa entre Peru e Equador, em 5 locais. Assim, num total de 36 locais onde ainda hoje estão em conflitos. Fora isso, na segunda guerra, o mundo todo ficou conhecendo o perigo da bomba atômica lançada sobre Hiroshima e Nagasaki. Porém, os Estados Unidos, a Rússia, a Inglaterra, a França, a China ainda hoje possuem armas atômicas. A índia e o Paquistão já terminaram as experiências e podem construir as bombas, além de Israel e a Coréia do Norte que estão em fase de testes. Apesar de falarem em desarmamento do mundo, o que vemos é o aumento de países com tecnologia para construírem as armas atômicas e todos estamos em perigo perto de uma guerra nuclear.

Estamos chegando perto do século 21 e, relembrando os últimos 100 anos, creio que a humanidade atingiu um grande desenvolvimento na vida diária, mas isto está sendo refletido no aumento da temperatura da terra, das chuvas ácida, da destruição das matas, e do aparecimento de desertos, colocando em perigo a natureza onde vive toda a humanidade. Atualmente, tem se falado sobre o hormônio do meio ambiente que pode provocar problemas na própria continuidade da vida dos seres humanos.

Relativo ao hormônio do meio ambiente

Ao lermos jornais, ou assistirmos a televisão, muitas vezes nos noticiários escutamos palavras novas e difíceis que não sabemos o seu significado.

Este hormônio do meio ambiente é uma secreção produzida por substâncias químicas, sendo diferente daquele hormônio produzido pelo corpo do ser humano. Este hormônio está presente no meio ambiente e ao entrar no corpo humano provoca danos no funcionamento dos órgãos internos, devido as substâncias químicas que desregulam o trabalho dos hormônios. A dioxina é uma substância nociva que é produzida ao se queimar o lixo e atualmente tem causado vários problemas de saúde. Em junho deste ano, esta dioxina causou problemas aos moradores da região de Santo André. Temos também o veneno agrícola como o DDT, os policarbonatos e os materiais orgânicos são os mais conhecidos entre mais de 70 substâncias nocivas. Estas substâncias químicas podem causar aos animais problemas de reprodução, e aos homens problemas de diminuição na reprodução, endrimetriose, baixa esterilidade, problemas de imunidade, além de problemas neurológicos. A influência do hormônio do meio ambiente na diminuição dos espermatozóides já foi constatado pelo grupo de pesquisa da Faculdade de Medicina da Universidade Teikyo. É um fenômeno muito perigoso que modifica a quantidade de espermatozóides.

Relativo ao aquecimento global

Nestes últimos anos, tem se falado muito sobre o aumento da temperatura em todo o mundo. A causa das mudanças de temperatura em todo o mundo está nos fatores da natureza e do homem. O aumento da temperatura está diretamente relacionado ao fator dos homens. Após a revolução industrial no século 18, os homens começaram a utilizar em grande quantidade diversas energias nas industrias e fábricas e, também começou a fazer muitos desmatamentos. O resultado disso foi que aumentou no ar a quantidade de gases como o gás carbônico, o gás metano, o gás freon, e também o monóxido de carbono que está causando o aumento da temperatura na terra. Em 1994, a quantidade do monóxido de carbono foi comparado com a época anterior à revolução industrial e o resultado foi o aumento de 30%. Se continuar como está, no final do século 21, a temperatura estará 2 graus acima dos dias de hoje e a água do mar terá subido 50 cm.

Os minerais como o petróleo e o carvão quando queimados pelas industrias e carros produzem gases tóxicos que se espalham pelo ar, acarretando no aparecimento da poluição e depois disso, acontecem as chuvas ácidas que prejudicam as florestas. Temos também o gás CFC que está contido nos spray, nas geladeiras e no ar condicionado que está acabando com a camada de ozônio do pólo sul. A camada de ozônio está entre 20 a 25 km da terra e ela foi constituída a quase 30 milhões de anos. É por causa dessa camada de ozônio que os raios ultravioletas do sol são filtrados, não prejudicando assim a vida de todos os seres da terra. Podemos dizer que a camada de ozônio, muito importante para os seres vivos está sendo destruído gradativamente.

Estes fatos também estão explicados na Instrução, pois está enfatizado que "podem cessar o futuro da humanidade".

Em sentido amplo, as guerras e as lutas regionais são conflitos que, em sentido menor, podem ser explicados como sendo as brigas familiares entre o casal, entre pais e filhos e entre irmãos. Tudo isso é a conseqüência do uso espiritual que pensa: "se ao menos eu estiver bem, se ao menos estiver bem agora". Muitos pensam que o seu ponto de vista está correto, sem pensar na posição dos outros, tentando impor a sua vontade através da força e ao final surgem os conflitos.

Além disso, o perigo do hormônio do meio ambiente, e o aumento da temperatura da terra em conseqüência da destruição da natureza visando o desenvolvimento são resultados que nasceram devido ao sentimento de comodidade e do próprio bem estar. Isto também é do sentimento de "se ao menos estiver bem" que os homens vieram plantando. Ao pensarmos na dificuldade que a natureza que foi destruída volte ao estado original, é como se deixássemos uma grande dívida para os nossos filhos e netos. Ao refletir pelo ensinamento do caminho, após o retornamento do homem, ele irá renascer novamente neste mundo e será como se estivesse colocando a corda em seu próprio pescoço.

Relativo ao enfraquecimento do relacionamento entre o casal, pais e filhos

Além dos problemas ambientais, temos o pensamento de "se ao menos eu estiver bem, se ao menos estiver bem agora", no relacionamento pessoal que está enfraquecendo o vínculo entre o casal, e entre os pais e filhos, que acabam abalando a base da família.

No Japão, atualmente, têm aumentado o divórcio de casais velhos e mais de 20 milhões de pessoas está acima dos 65 anos, tornando-se uma sociedade de idosos. Com a comodidade material, a vida está bem mais fácil, mas atrapalha o relacionamento dentro da família, trazendo um grande vazio no coração de seus membros. Temos ainda, o nascimento de poucas crianças por casal e o aumento de jovens que não estão se casando, ou aqueles que optaram em viver sozinhas a vida inteira. No século 21, um dos grandes problemas da humanidade, principalmente dos países desenvolvidos será o aumento de pessoas que evitarão criar e educar os filhos.

Este fato também, se pensarmos em sua causa, está na imposição do sentimento de cada indivíduo, pensando somente em seu próprio bem estar e seu capricho.

A família é o núcleo que compõe a sociedade e se acontece algo na família, em primeiro teremos problemas com as crianças e os jovens. Nos últimos tempos, a palavra "kireru", ou perder a cabeça, ficar fora de controle, tem aparecido constantemente nos jornais e revistas japonesas. O significado disso é: quando alguém faz alguma crítica, se por acaso tiver uma faca por perto, a criança parte para a agressão física. Esta criança não é nenhum delinqüente, mas uma criança que parece ser normal e que de repente explode e pratica atos de agressão.

No dia 24 de abril deste ano, o governo japonês divulgou uma pesquisa sobre a delinqüência juvenil e, no último ano, os estudantes ginasiais que praticam atos de agressão após perderem o controle, foi um entre oito alunos. As crianças que já perderam a cabeça tem como causa em primeiro, o desentendimento com os pais, em segundo, crianças que apanharam muito dos pais e, em terceiro, crianças de foram judiadas ou que judiaram de outra crianças.

No mês passado, no Japão, um menina de 6 anos, foi morta espancada pelos pais e por uma conhecida por que a criança não queria obedecer os pais. Ultimamente, tem aumentado os pais que mal tratam os filhos, através da violência e isto origina as crianças que perdem o controle de repente. O resultado disso é colapso em todo o sistema de ensino.

Neste ano, em Okinawa, foi realizado uma pesquisa com 2 mil alunos do ginasial e colegial e o resultado estava no jornal. Em uma das perguntas: Quem é a pessoa que você procura quando está em dificuldades? O resultado foi que os que responderam: o pai foi 489 pessoas; a mãe 950 pessoas; os irmãos 503 pessoas; os tios 145 pessoas; os professores 150 pessoas e os amigos da escola 1366 pessoas. A região de Okinawa é conhecido pelo fato de que a população é muito ligada à família, mas, pelo resultado dessa pesquisa pode-se perceber que está crescendo rapidamente o distanciamento na relação entre os pais e os filhos. Creio que no Brasil, seja um pouco difícil ouvir sobre estas crianças que explodem. Porém, nos jornais estava a notícia de que de janeiro a junho deste ano, em São Paulo, 12 estudantes e 3 professores tinham sido assassinados dentro da escola. Este é um número muito alto, em comparação dos outros países do mundo, pois é quatro vezes mais do que o segundo que é os Estados Unidos.

Ao pensarmos onde está a causa dos problemas familiares, em primeiro teremos a responsabilidade dos pais. Para que os pais possam cumprir o seu papel se torna necessário a harmonia do casal. É nos ensinado que a base da vida plena de alegria e felicidade está na harmonia do casal. Nas Indicações Divinas tem-se: "Os pais se tornam filhos e os filhos se tornam pais." Isto é, os filhos são o renascimento dos antepassados, por isso deve se criar com todo cuidado. Porém, além do Japão, nos países desenvolvidos, tem crescido o número de pais que mal tratam os filhos. Vendo isso, creio que algo não está correto no mundo atual.

Ensinando às pessoas do mundo o ponto de apoio seguro

Deste modo, ao pensar sobre como a sociedade acabou ficando assim, temos os diferentes valores sociais que atrapalham a diferenciação do que é certo e errado. Todos estão perdendo o ponto de apoio, colocando somente o seu pensamento e agindo apenas com o que está a sua frente, isto é, o pensamento de "se ao menos eu estiver bem, se ao menos estiver bem agora".

Por isso, o Shimbashira, na Instrução enfatizou que: "Agora é a época que levar ao conhecimento de todos o Parens original, mostrar a verdade do seu amor parental e a meta da vida humana, estender o espírito de moderação e de salvação mútua e promover a reforma do mundo." Para terminar com as confusões da atual situação é preciso transmitir que o Parens da humanidade é Deus-Parens. Que os seres humanos foram criados por Deus-Parens para realizarem a vida plena de alegria e felicidade neste mundo. O importante é o espírito de moderação e de salvação mútua e fazer a divulgação para as pessoas que não conhecem o ensinamento, pois fomos atraídos antes que os outros a este caminho e como yobokus essa é a nossa grande missão.

Na Indicação Divina de 14 de janeiro de 1892, tem-se: "A razão está na moderação. O caminho é a moderação. A primeira razão do mundo é a moderação. A ampla estrada está na moderação. Deixo esclarecido esta verdade." Significa que a vida baseada na moderação é como passar por uma ampla estrada sem nenhum perigo.

A moderação ensinada por Oyassama não é a moderação por não ter dinheiro ou a moderação de não usar os recursos naturais. Mesmo que tenha muito dinheiro e coisas materiais, usando-os com moderação é que é a base da vida original do homem. Além disso, nas palavras de Oyassama tem-se: "O suficiente irá derramar. Ter mais que o suficiente haverá a razão de derramar. Se derramar não poderá dizer que é gratificante. Se derramar, o que foi derramado será desperdiçado."

Oyassama alegorizou em coisas materiais, o fato de não tornar inútil as pessoas. Nos Episódios de Oyassama, número 45, com o título: "Rugas do Espírito", está explicado que: "Oyassama não desperdiçava nem uma folha de papel por ser refugo. Estendia zelosamente as rugas, colocava-os sob a almofada e usava-o quando necessário. E explicava: 'Se deixar o papel amassado tal como está, não será mais do que papel higiênico ou para limpar as ,narinas. Se estender cuidadosamente as rugas, poderá ser usado para qualquer coisa. Se for papel higiênico ou para limpar as narinas, não poderá ser recolhido e aproveitado mais de uma vez, não é?”

A salvação do homem segue este mesmo princípio. Devem-se estender as rugas do espírito com a razão da palavra. Não seria o espírito tal como papel higiênico se ficasse cheio de rugas? Salvar disso sem jogá-lo é a razão deste caminho.”Isto é, estender as rugas do espírito com a razão das palavras, significa que devemos salvar as pessoas que estão sofrendo e em dificuldades com a razão dos ensinamentos”.

Qualquer que seja a pessoa, não se poderá dizer que é inútil e deixá-la abandonada. Devemos salvá-la a todo custo, pois esta é a salvação deste caminho. Além disso, neste episódio, podemos compreender que se desperdiçarmos as coisas materiais isto será como se estivesse tornando as pessoas inúteis. Por isso, é muito importante acreditar nas pessoas ter sempre o espírito de salvação.

Oyassama também ensinou: "Não é a criança que não entende as coisas. É o ensinamento dos pais que não alcança a criança." Assim, devemos sempre persistir para que o ensinamento do Parens atinja todas as pessoas.]

Relativo à essência da prática do Yoboku

Em seguida gostaria, de falar sobre como está explicado na Instrução, a atitude do dia a dia do yoboku.

Tem-se: “Nós, yoboku, antes de tudo, recebendo as providências do Parens nos serviços diários e mensais, e ao lado de ministrar voluntariamente a Concessão Divina às pessoas enfermas, devemos ter o espírito em familiarizar-nos sempre com os textos originais, em buscar a vontade do Parens e em viver baseado nos ensinamentos. O agradecimento pelas dez providências de Deus-Parens recebidas dia a dia se transformará naturalmente em hinokishin de retribuição, manifestando-se como prática da salvação dos próximos. Esse cotidiano iluminará naturalmente as pessoas ao redor e projetará a admirável nos locais."

Relativo à prática do Serviço

O importante dever do yoboku é receber a razão do Serviço de Kagura, participando no Serviço mensal das igrejas que é realizado em diversas localidades, isto é fazer o Serviço Sagrado mensalmente. É importante também a realização diária do Serviço Sagrado.

Na ocasião da Festa de Sucessão, o Shimbashira disse que realizar o Serviço Sagrado diariamente nas igrejas é uma coisa natural, mas nas casas dos yobokus que têm consagrado o altar de Deus, gostaria que também o Serviço fosse realizado todos os dias. Realizar o Serviço Sagrado todos os dias cantando os Hinos do Serviço de Kagura, é a base fundamental da vida voltada para a fé e um modo de mantê-la sempre firme. Fazer o Serviço Sagrado todos os dias, com toda a família, é uma maneira de se amparar e de ligar o espírito a Deus-Parens, agradecendo pela providência que têm recebido.”“.

Deus-Parens criou o mundo e os seres humanos e dia a dia tem concedido a sua proteção. Por isso, deseja a vida plena de alegria e felicidade a todos nós que somos seus filhos. É o amor parental transbordante que deseja a salvação de todo o mundo. O importante é ampararmos em Deus-Parens. Uma das maneiras de ampararmos em Deus-Parens é realizar o Serviço Sagrado. O Serviço Sagrado é o meio mais correto de ficarmos ligados a Deus-Parens.

Relativo à prática da ministração do Sazuke

Juntamente com a realização do Serviço Sagrado, o yoboku tem uma outra importante missão que é fazer a ministração da Concessão Divina, Sazuke. Para nós, seres humanos, a coisa que mais causa dificuldades na vida é sem dúvida ficar doente e também passar dificuldades econômicas. Entretanto, entre estes dois problemas, qual seria o pior. A dificuldade econômica poderá ser superada pelo trabalho se a pessoa tiver saúde, mas se ficar doente, creio que não haverá um fato mais triste que isso.

Assim, Deus-Parens que criou o mundo e os seres humanos, devido ao seu transbordante amor parental de salvar os seus filhos, concedeu a Razão da Concessão Divina para a salvação das doenças. O yoboku, colocando-se no lugar dos pais, e com o amor paterno de desejar salvar todas as pessoas do mundo, deve ministrar a Concessão Divina. A ministração da Concessão Divina não é uma magia ou uma simples prece, mas ministrar o amor parental de Deus-Parens e a razão da proteção de Oyassama. Em outras palavras, através da Concessão Divina, pode-se sentir na pele o trabalho de Deus-Parens. Por isso, se houver alguém doente, não vamos perder a chance de ministrar a Concessão Divina. Além disso, no momento atual que está muito conturbado, a salvação de problemas espirituais está crescendo bastante. Problemas entre casais e filhos, o desemprego na família causando o aumento de suicídio, problemas financeiros e muitas coisas que estão trazendo sofrimento às pessoas. Deste modo, fazer a salvação dessas pessoas também é muito importante.

Na Instrução, ainda tem-se que "devemos ter o espírito em familiarizar-nos sempre com os textos originais, em buscar a vontade do Parens e em viver baseado nos ensinamentos." Os textos originais são a Escritura Divina, Ofudessaki, os Hinos Sagrados, Mikagura-uta, e as Indicações divinas, Osashizu. Além disso, tem também os livros Vida de Oyassama, Doutrina de Tenrikyo e Episódios da Vida de Oyassama. Devemos sempre ler estes textos e livros, pois o importante é termos uma vida baseada nos ensinamentos. O exemplo da vida baseada nos ensinamentos está também na vida-modelo deixada por Oyassama.

Relativo à prática do hinokishin (diferença entre a atividade do voluntariado)

Em seguida o Shimbashira explanou que o caminho de retribuir a gratidão a Deus­-Parens está na prática ativa do hinokishin e na salvação das pessoas. Esta prática irá mostrar na sociedade local o verdadeiro valor da fé das pessoas.

Nos países industrializados, atualmente com a estabilidade econômica, as atividades de voluntários está ficando bem ativa. Os voluntários participam de atividades em benefício da sociedade, sem visar o lucro. Na sociedade, existem pessoas que acham que o hinokishin também é o mesmo que as atividades dos voluntários. As coisas que são realizadas podem parecer iguais, mas há uma grande diferença no seu fundamento. O que parece ser o mesmo é fazer algo em benefício da sociedade sem visar o lucro. A diferença é que os voluntários participam destas atividades por terem tempo e por estarem relativamente bem financeiramente. Creio que as pessoas que estão passando dificuldades econômicas não tenham condições de participar como voluntários. No hinokishin, não importa se a pessoa não esteja bem financeiramente, ou que não tenha tempo, trabalhando dia e noite, mas sendo um ser humano que sente a alegria e a gratidão por estar sendo vivificado por Deus-Parens, estará praticando esta atividade. O resultado da prática do hinokishin será em benefício das pessoas e da sociedade, mas não é somente com esse objetivo que é feito, pois o hinokishin é a demonstração da gratidão que sentimos a Deus-Parens. É um meio de se fazer a salvação das pessoas. Uma grande divulgação será mostrar as pessoas da sociedade que os fiéis do Tenrikyo são diferentes das outras pessoas, sendo admirado por todos.

Em qualquer lugar e hora, mesmo que seja pequeno vamos fazer o hinokishin e ampliar para o mundo a roda da salvação mútua. Após 5 ou 10 anos, haverá uma grande diferença na vida daquele yoboku que realizou diariamente o Serviço Sagrado com aquele que fez somente quando lhe interessava. Creio que o mesmo pode ser dito em relação a prática da divulgação, salvação e o hinokishin.

Como yobokus, devemos nos dedicar firmes na nossa missão, pois assim estaremos acumulando forças para a prática da divulgação. Com isso, poderemos receber a razão de transformar o espírito das pessoas.

Certificando-se das metas do período de 3 anos, mil dias, dos 50 anos do Dendotyo

Finalizando, as atividades dos 3 anos ou mil dias visando a comemoração dos 50 anos de Fundação do Dendotyo, já chegou na metade, porém como todos sabem, os planos de atividades são três: primeiro, a expansão do ensinamento - ter locais de missionamento em todos os estados brasileiros. Segundo, o aprimoramento do conteúdo da igreja - duplicar os servidores do Serviço Sagrado de todas as igrejas. Terceiro, a educação dos sucessores - sucessão da fé em todas as famílias. Desejo o empenho de todos os senhores, no sentido de atingir estas metas.

Há instantes, o chefe da 5a Caravana de Divulgação da Associação dos Moços, fez a palestra contanto como foi o missionamento no estado do Acre, na capital Rio Branco. A Associação dos Moços, desde julho de 97, tem realizado duas vezes por ano, a caravana de divulgação para os oito estados brasileiros onde não há nenhuma referência do Tenrikyo ou uma família de yoboku. Nesta oportunidade, acabaram de voltar do último estado, onde propagaram o nome de Deus-Parens.

Visando os 50 anos de Fundação, gostaria da dedicação de todos para podermos receber a graça de termos um ou mais locais com o centro de missionamento.

Espero que todos os senhores convidem os yobokus e participem sem falta, no mês que vem, do Curso Regional de Incentivo ao Yoboku. Assim termino as minhas palavras. Muito obrigado pela atenção.