Shimbashira_2011.06.11

Saudação do Shimbashira na Assembleia Geral da Associação dos Moços do Brasil 11.jun.2011

As minhas congratulações a todos pela realização da Assembleia Geral da Associação dos Moços da Tenrikyo do Brasil. No dia de hoje, também, agradeço-lhes sinceramente pelos esforços diários nas atividades da Associação dos Moços.

Deus-Parens criou o mundo e os seres humanos com o objetivo de vê-los desfrutarem a vida plena de alegria e felicidade. Desde então, vem cuidando de nós, seres humanos, com suas infinitas providências e orientações graduais, por um longo período. E, chegando o tempo pré-determinado, revelou-se ao mundo tomando Oyassama como seu Sacrário, e iniciou o verdadeiro ensinamento para salvar toda a humanidade.

Oyassama, não só mostrou a intenção de Deus-Parens através da boca e do pincel, mas também, demonstrou passando pessoalmente a vida-modelo, da qual continua a ser o exemplo de nossas vidas para atingirmos a vida plena de alegria e felicidade. E mesmo após ocultar-se fisicamente, trabalha conduzindo e orientando-nos em prol da salvação do mundo através da sua razão eternamente viva.

No Ossashizu, temos:

“Existe a felicidade plena conduzida por Deus, e a felicidade egoística de cada pessoa. A felicidade egoística não se consegue conduzir. Animando todos é que se diz alegria real. Se desfrutar o prazer individualmente fazendo sofrer as demais pessoas, não se poderá dizer alegria verdadeira.” (11 de dezembro de 1897)

O mundo da vida plena de alegria e felicidade que Deus-Parens deseja é aquela em que as pessoas sigam louvando-o como Parens, se despertem para a verdade de que são irmãos entre si e salvando uns aos outros, todos se animem mutuamente. Para nós que fomos atraídos a este Caminho é essencial empenharmo-nos em passar o cotidiano com espírito de salvação ao próximo, tendo a vida-modelo de Oyassama como exemplo e, repreendermos o próprio espírito egoísta de “se ao menos eu estiver bem, se ao menos estiver bem agora”. E junto com isso, o que não pode faltar é a ampla transmissão deste ensinamento para as pessoas do mundo praticando com ânimo e firmeza a divulgação e a salvação.

A Associação dos Moços foi fundada em 1918, sob o entusiasmo e o intuito fervoroso dos jovens de transmitir incansavelmente este ensinamento e de aprofundar-se nele. Desde então, como desbravadores, vieram realizando as atividades para se tornarem a locomotiva do Caminho.

A missão do arakitoryo, voltada ao exterior, é divulgar e difundir este Caminho para o mundo com o espírito de desbravador que abre as novas fronteiras em terras desconhecidas. Em outro aspecto, a missão voltada ao interior, é acumular esforços diários para poder assimilar a própria fé, aprender e praticar a doutrina, como uma pessoa que procura desenvolver pessoalmente o seu íntimo. Ou seja, conforme a Associação dos Moços, em união espiritual, vai realizando a divulgação e a busca pela maior compreensão do ensinamento, cada vez mais jovens são envolvidos ao Caminho cultivando a própria fé e almejando serem responsáveis por uma parte da salvação mundial.

Dentre os senhores, penso que há aqueles que se dedicam aos trabalhos da igreja, outros que trabalham na sociedade, e ainda, aqueles que se esforçam nos estudos. Entretanto, qualquer que seja a posição ou a circunstância, o importante é que cultivem a fé, aperfeiçoando a si próprio e, participando das atividades nas regionais ou nas igrejas como um membro da Associação dos Moços, juntamente com os outros companheiros, dediquem-se na divulgação e na busca pela compreensão do ensinamento. E, além disso, mesmo que a rotina de cada um seja diferente, tendo a consciência e o ânimo de que são jovens seguidores deste Caminho, gostaria que caminhassem diariamente tendo um comportamento digno de um jovem tenrikiano. Desta forma, essa postura se tornará naturalmente um meio de divulgação para a sociedade.

Ainda, mesmo nas igrejas as quais os senhores estão ligados, valorizando as qualidades da juventude, com ânimo e energia, gostaria que se esforçassem em tomar a iniciativa nas atividades de divulgação e hinokishin. À medida que os jovens realizam ativamente as atividades da igreja, o ambiente da mesma se torna alegre e animado, e acredito que isso é de grande importância para construir o futuro de uma igreja.

No Ossashizu, temos:

(...) “Determinar e não determinar, após determinar é que se estabelecem as coisas. Não é após estabelecer que se determina. Após determinar é que se estabelece. Devem compreender bem esta razão. (...) Com essa determinação é que se diz caminho da devoção sincera a Deus”. (3 de novembro de 1891)

Mesmo seguindo este Caminho, penso que há momentos em que ficamos preocupados, desanimados e com sentimento de insegurança. Porém, em qualquer situação, se passarmos este Caminho convictos e amparados em Deus-Parens e Oyassama, com certeza poderemos desfrutar a vida plena de alegria e felicidade, e ainda, animando as pessoas a nossa volta, estaremos evoluindo espiritualmente como yoboku úteis à salvação do mundo.

A todos os membros, desejo que mostrem as qualidades de jovens, com força e ânimo, e como desbravadores se tornem líderes do yoboku e dediquem em prol da salvação mundial.

Assim, encerro a minha saudação.

11 de junho do ano 174 R.D.

Presidente da Associação dos Moços da Tenrikyo

Zenji Nakayama