2009.06_Roberto Seo

Reverendo Roberto Sawao Seo (Igreja Campinas)

Tendo ao centro o nosso Primaz, reverendo Yuji Murata e esposa, acabamos de realizar magnificamente a Cerimônia Mensal do mês de Junho.Tenho a certeza que Deus Parens, Oyassama e os antepassados estão muito felizes e satisfeitos com a dedicação de todos.

Quero ainda parabenizar a todas as senhoras e senhoritas da Associação Feminina, pela realização da 56ª Assembléia Geral e do Encontro de Incentivo que aconteceram no dia de ontem. Estamos no ultimo ano dos preparativos para o Centenário da Fundação da Associação Feminina. Creio que a realização destes dois eventos, revigorou os ânimos das senhoras, trazendo novos rumos para as atividades, nesta reta final.

Tendo recebido a missão de falar aos senhores, solicito a atenção de todos.

Estamos aqui reunidos, para reverenciar a Deus Parens, Oyassama e os antepassados e para realizarmos o Serviço Sagrado, agradecendo a Deus por todas as graças recebidas. Esta nossa atitude decorre do fato de que reconhecemos a grandeza de Deus, que vivemos graças às suas providencias e, conseqüentemente, que temos noção do quanto o homem é limitado, do quanto é carente da proteção divina.

No entanto, a sociedade do mundo moderno em que vivemos, com tantos avanços das ciências e da tecnologia, que proporcionam ao homem uma qualidade de vida cada vez maior, segue uma tendência cada vez mais materialista.

Recentemente, foi anunciada a decodificação do genoma humano.

Esta extraordinária conquista da engenharia genética se reveste de grande importância, na medida em que poderá possibilitar formas de tratamento genético que nos ajudarão a viver de forma mais plena e saudável. Com isto, espera-se que, num futuro próximo, seja possível prever a ocorrência de uma doença grave, e impedir o seu aparecimento, eliminando-se os genes nocivos causadores. É a chamada terapia genética. Teoricamente, será possível a qualquer pessoa, tendo mapeado seu genoma, ter em poucos minutos um relatório com as possíveis doenças que poderá vir a desenvolver em sua vida. Então bastará ir a um centro médico especializado e excluir aquela seqüencia de proteínas. É muito gratificante sabermos que será possível tratar uma doença que ainda está em fase de evolução.

Essa capacidade de interferir no curso normal das coisas, especialmente no campo da medicina, tem dado ao homem a falsa impressão de que ele está podendo usufruir ou partilhar do poder divino, ou mesmo, que o poder divino não existe.

É dito que a ciência e a religião sempre estiveram em lados opostos. Porém, Oyassama deixou claramente escrito no Ofudessaki:

“Por desejar informar gradualmente este fato,

Criei médicos e remédios para tratamento e fertilização.”

Ofudessaki 9 - 11

Portanto, a ciência e a tecnologia que são frutos da inteligência humana, são também dádivas concedidas por Deus, para trazer felicidade ao homem.

Ciência e religião se completam. Não é preciso teorias profundas para se explicar isto. Basta verificar que embora a ciência seja responsável pela existência de remédios maravilhosos, ela nada pode fazer se não houver a energia vital, a força natural de cura do nosso corpo. Um cirurgião pode retirar as partes doentes do corpo, mas, a força de regeneração dos tecidos e órgãos não depende dele ou dos medicamentos.

Portanto, além da existência de bons médicos e remédios, é preciso haver o trabalho da natureza, o Poder da natureza, que nada mais é que o Poder Divino.

Para aqueles que crêem que a terapia genética será a solução para todos os problemas, é preciso lembrar também que as doenças não ocorrem somente por causas internas. Existem as causas externas, as causas emocionais e influi também o tipo de vida que se leva.

Na medicina oriental, é ressaltado que a harmonia dos diferentes órgãos do nosso corpo depende de vivermos em harmonia com a natureza. Que para termos esse equilíbrio, não podemos ter sentimentos negativos como o ódio, o rancor, a raiva. Esses sentimentos negativos deflagram uma série de instabilidades químicas que afetam determinado órgão, que por conseqüência, irá afetar outro e assim se instalam as doenças. Os sentimentos negativos afetam a boa circulação da energia vital, criando regiões de tensão onde se acumulam toxinas. A acupuntura visa exatamente desobstruir essas regiões de tensão. O estado emocional e mental das pessoas é visto hoje como grande responsável pela ocorrência de muitos tipos de doenças.

Oyassama nos ensinou que não devemos ter poeiras espirituais. Podemos entender que além de desagradar a Deus, as poeiras espirituais são responsáveis pela origem de doenças.

Se sentimentos negativos são nocivos à saúde, o contrário também é verdadeiro, ou seja, sentimentos bons, de amor, respeito e compaixão são extremamente benéficos ao corpo humano.

É esta a maneira como Deus deseja que o homem viva. Tendo sentimentos bons que constroem, que animam e vivificam.

A realização do mundo ideal de Vida Plena, só será possível quando os homens compreenderem a insignificância do seu poder e com humildade e gratidão reconheçam o grandioso trabalho do Deus Criador.